A inovação da indústria de embalagem para comercialização de pratos prontos no varejo
Por Leonardo Hirschmann*
Vivemos um cenário em que o tempo é um bem de altíssimo valor para todos. Para equilibrar trabalho, estudo e lazer, as pessoas acabam buscando soluções mais práticas para o dia a dia, mas sem abrir mão de uma vida cada vez mais saudável.
Aposto que você já deve ter visto a sessão de pratos prontos dentro dos supermercados e lojas de conveniência que costuma frequentar. Afinal de contas, este tipo de produto está cada vez mais presente nas gôndolas do varejo, pois atende à necessidade de praticidade e conveniência de quem não tem tempo para preparar a sua própria refeição. Mas, existe uma grave questão que é comum em relação a estes produtos: o prazo de validade. Por ser muito curto, esse prazo acaba levando ao desperdício de alimentos, um dos maiores vilões do varejo alimentar.
Para reduzir essas perdas, atender aos novos hábitos de consumo e à nova dinâmica do varejo, impulsionada pelo crescimento do e-commerce e de novos formatos de lojas, como as de proximidade, a indústria de embalagem tem investido fortemente em inovação. Um exemplo desse cenário de inovação está nos sistemas de embalagem a vácuo, que aumentam o tempo de prateleira das refeições e favorecem o consumo de um prato pronto mais fresco. Nesse tipo de sistema, é aplicada uma película protetora firme, de alta transparência sobre o produto, que elimina espaços e permite uma melhor experiência visual para os consumidores, o que garante maior atratividade nas gôndolas.
Somada a estes benefícios, essa tecnologia também permite que os pratos prontos sejam expostos na prateleira de forma vertical, otimizando os espaços na geladeira, o que é essencial tendo em vista os novos padrões e formatos de lojas.
Com as perspectivas de crescimento do e-commerce e dos serviços de delivery, é nosso papel, como indústria, desenvolver inovações em soluções de proteção que atendam às necessidades deste mercado e do consumidor. Sabemos que fatores como apresentação e integridade do produto no momento da entrega são fundamentais para uma ótima experiência de compra e fidelização. O consumidor espera ter, na loja física ou virtual, exatamente o mesmo produto, sem surpresas e sem imprevistos.
Por fim, o tempo é realmente um fator muito valoroso atualmente, inclusive para o varejo. Desenvolver soluções seguras que otimizem operações e atendam a esses novos hábitos de consumo geram, com certeza, um grande fator de diferenciação dentro da indústria.