Na busca por mais conexão com seu público, focado nos jovens millennials e flexitarianos (pessoas que buscam reduzir seu consumo de alimentos de origem animal aos poucos), preocupados com saudabilidade e também com o meio ambiente que os cerca, a marca Silk de bebidas vegetais repaginou suas embalagens no Brasil alinhando-as ao visual global de Silk e Alpro (nome da marca na Europa).
O ponto de virada da marca foi a constatação de seu papel na educação dos consumidores sobre os benefícios das bebidas vegetais e as melhores formas de introduzi-las na rotina. As antigas embalagens, no mercado desde a chegada da marca no Brasil em 2018, não entregavam com clareza essas mensagens. Para Lucas Paolillo, gerente de marketing da Silk, “as embalagens são consideradas o principal ponto de contato com os consumidores, o que justifica essa atualização”.
Um diferencial, reforçado pela própria assinatura da marca #ComSilkVaiDeBoa, é a informalidade nos textos da embalagem, buscando maior sintonia com o público jovem, entre 18 e 40 anos que valorizam marcas modernas, com propósito e conectadas ao seu estilo de vida. A partir do visual desenvolvido globalmente, o desafio de adaptação das embalagens durou menos de 6 meses, desenvolvendo o storytelling dentro do contexto local brasileiro, inclusive introduzindo receitas com o produto e imagens ligadas à nossa cultura.
O novo visual foi introduzido entre julho e setembro, visando minimizar perdas das embalagens antigas, a fim de fazer economia e diminuir impactos ao meio ambiente. Os principais responsáveis por toda essa elaboração foram Lucas Paolillo, e a gerente sênior Marina Flores, em conjunto com Michelle Pereira, analista do time de embalagens (R&D Package).
Pensando em uma embalagem mais inteligente e mostrando claramente o que é o produto e quais são seus principais benefícios – bebida de origem 100% vegetal, sem lactose e com 40% do cálcio recomendado para consumo diário por porção de 200 mililitros. As laterais embalagem cartonada ganharam destaque explicando diferentes formas de consumo das bebidas e a proposta da marca, que incentiva pequenas mudanças saudáveis, aos poucos, de boa, na vida de seus consumidores. A caixa passou ainda a contar com o selo vegano, certificação cedida pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB).