A P&G apresenta uma novidade nas suas marcas de desodorante Secret e Old Spice nos Estados Unidos: embalagens produzidas 100% com papel.
De acordo com a P&G, este é apenas mais um movimento que demonstra a intenção da companhia de utilizar apena embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2030. A nova embalagem tem o sistema de abertura “push-up” e vai substituir alguns desodorantes em embalagens plásticas tipo stick (roll-on).
Os desodorantes das duas marcas chegarão ao mercado em tubos de papel a partir de maio – inicialmente nas lojas Walmart.
Freddy Bharucha, vice-presidente de cuidados pessoais da P&G Beauty, diz que a embalagem foi desenvolvida para consumidores interessados em reduzir o desperdício de plástico. “A maioria dos consumidores da geração Z tem grandes expectativas em relação a produtos ecológicos”, afirma o executivo.
A embalagem do tubo é feita com 90% de papel reciclado certificado pelo Forest Stewardship Council (FSC), e não contém cera nem plástico.
“Se convertermos apenas 10% de nossas atuais embalagens de desodorantes para papel reciclado ou outro material reciclável, ele poderá eliminar até 700 toneladas de plástico por ano”, acredita Anitra Marsh, diretora associada de sustentabilidade global e comunicação de marcas da P&G Beauty.
A empresa está concluindo a fase de testes de reciclagem da nova embalagem e aguarda a resposta dos consumidores sobre o desempenho do produto em gôndola. Se a experiência for bem-sucedida, a P&G expandirá o uso da nova embalagem para mais produtos e mais pontos de venda.
A embalagem do tubo de papel é uma das várias idéias que a P&G iniciou na esperança de reduzir o uso de plástico. No início deste ano, a companhia reduziu a quantidade de plástico em seus cartuchos de antitranspirantes e desodorantes em 8%, economizando 400 toneladas de resíduos de plástico.