Em projeto piloto realizado em parceria com a Ducoco, a Tetra Pak traz códigos únicos de identificação impressos em embalagens longa vida, promovendo novo formato de interação entre marca e consumidor e contribuindo para uma comunicação mais direta e transparente na indústria.
Mais de 30 milhões de embalagens de Leite Ducoco (Tetra Prisma Aseptic um litro) e Água de Coco (Tetra Brik Aseptic 200ml e um litro e Tetra Prisma Aseptic 330ml) equipadas com códigos únicos de identificação serão distribuídas em redes de varejo de todo o Brasil. Ao escanear o código impresso no topo da embalagem, o consumidor terá acesso à campanha No Ritmo Ducoco, na qual será possível somar pontos e contribuir com um projeto social apoiado pela marca.
A Ducoco criou em sua fazenda, localizada em Camocim, no litoral do Ceará, um projeto educacional idealizado pelos colaboradores da marca. Trata-se de uma escola de música que atende alunos com idades variadas.
Toda a estrutura acaba de ser criada pela empresa e agora, possui espaço para receber mais pessoas e infraestrutura para atender as demandas dos antigos e novos alunos, ampliando a mensagem positiva que a música pode levar à comunidade.
Ao ser escaneada, cada embalagem somará vinte pontos à campanha, que tem por objetivo totalizar 100 mil pontos registrados. Quando a marca for atingida, os alunos da escola tocarão em um show com o cantor Silva, expoente da nova MPB.
“A incorporação de códigos únicos às nossas embalagens nos dará a oportunidade de apresentar ao consumidor um projeto que tem a verdadeira essência da marca Ducoco de forma interativa e engajadora. É uma chance para testarmos formatos inovadores de relacionamento com os consumidores”, explica Lilian Reis, head de Marketing e Sustentabilidade da Ducoco.
Cada embalagem poderá ser escaneada uma única vez. Para acompanhar a evolução da campanha, o consumidor terá acesso ao painel virtual onde será possível checar a sua pontuação individual e a pontuação geral da campanha.
“Avançamos para uma realidade em que a embalagem extrapolará o seu papel de proteção ao alimento. As embalagens conectadas abrem novas possibilidades de comunicação e interação, contribuindo para um contato mais direto e transparente entre marcas e consumidores”, explica Vivian Leite, diretora de Marketing da Tetra Pak Brasil.
A Tetra Pak já atuou ou mantém em desenvolvimento mais de 50 projetos relacionados a embalagens conectadas em diferentes regiões do mundo. Na Europa, um fabricante de leite aumentou em 16% as vendas de seu produto após realizar campanha promocional utilizando códigos únicos de identificação. Ao todo, a campanha contabilizou mais de 17 mil usuários, número três vezes maior que o esperado pelo fabricante caso recorresse a uma campanha promocional tradicional.