Afeigraf realiza estudo de mercado no segmento de impressão

AfeigrafA Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica, Afeigraf, que acaba de completar 15 anos, está realizando um estudo aprofundado do segmento de impressão com o objetivo de traçar um perfil claro do setor, envolvendo as gráficas e os fornecedores de insumos, sistemas e equipamentos. “A meta é entender o comportamento das tecnologias, como estão sendo encaradas e acolhidas pelo mercado”, afirma Ludwig Allgoewer, presidente da Afeigraf e da Heidelberg do Brasil. Para tanto, foi criado um grupo de dados estatísticos, que está coordenando o trabalho de uma empresa especializada em estudos econômicos contratada para realizar a pesquisa.

A princípio, a análise terá duas etapas. A primeira debruça-se sobre dados secundários (informações já publicadas e disponíveis para consulta) referentes à importação e exportação de maquinário e o investimento em serviços entre 2016 e 2018, tendo o IBGE como uma das principais fontes. Os resultados desse levantamento básico serão divulgados em meados de junho, e a ideia é que sejam atualizados trimestralmente.

Na segunda fase, serão colhidos e analisados dados primários, obtidos por meio de entrevistas/questionários envolvendo gráficas e fornecedores (associados ou não), capazes de mostrar um panorama detalhado, com informações como total de empresas em atividade, porte desses agentes e comportamento da demanda por consumíveis, equipamentos e serviços. A expectativa é de que esse trabalho esteja concluído no final de 2019.  “A pesquisa trará valor ao setor gráfico, atendendo a um dos objetivos fundamentais da Afeigraf”, comenta Ludwig.

Ainda no campo do conhecimento, a associação fortalecerá a Trends of Print, levando-a para várias cidades, em diferentes regiões. Conferência gratuita lançada em 2008 para discutir inovação tecnológica e tendências de mercado, é realizada poucos meses depois da Drupa, resumindo os pontos centrais evidenciados na feira alemã. Na mesma linha, será intensificado o patrocínio a eventos de entidades correlatas que sigam esse caminho.

Em outra frente, a Afeigraf está estudando a questão do regime de Ex-Tarifário com a finalidade de ajudar empresas que buscam a redução temporária da alíquota do imposto de importação (quando não há produção nacional equivalente), lançando mão inclusive da experiência de outros associados.

A atual gestão (2018/2020) pretende igualmente intensificar as ações de marketing e comunicação, procurando fazer o link entre as marcas Afeigraf e ExpoPrint e aprimorando a divulgação dos serviços prestados pela entidade, além de ampliar o número de associados.

COMENTÁRIOS