Elefante está passando por um processo de renovação de sua marca. Após 75 anos no mercado, a Cargill optou por mudar o posicionamento e os signos visuais e verbais do atomatado.
De acordo com Tatiana Zambon, diretora de marketing e comercial para a divisão de consumo da Cargill Brasil, o produto continua o mesmo, feito apenas com tomates, sal e açúcar. No entanto, a marca está mais moderna e com uma linguagem mais acessível e próxima ao consumidor. “Entendemos que nosso cliente não busca apenas rendimento e sabor. O que importa é o resultado, o momento e a memória afetiva que fica. E fazer parte disso, mesmo que discretamente, é o nosso grande objetivo”, explica.
Elefante ainda é voltado para quem busca o prazer culinário – pessoas de todas as gerações, que curtem cozinhar, reunir amigos e famílias em torno da mesa e serem reconhecidas por isso. Porém, com um visual e uma linguagem mais moderna e próxima da realidade dos consumidores. “Decidimos fazer essa renovação pois nossos clientes também têm evoluído ao longo dos últimos anos de uma maneira muito acelerada e precisamos acompanhar esse movimento”, conta Tatiana.
Com o novo slogan “Elefante, viver junto rende mais”, a marca evoluiu para um tom mais informal. As mensagens nas redes sociais, propagandas e materiais publicitários inspiram receitas e a união de amigos e famílias.
Visualmente, a marca se apresenta em um tom mais vivo que chama atenção do consumidor e remete à alegria e ao amor. A grafia agora não tem serifas e melhorou em legibilidade. O branco do logotipo foi substituído por um bege mais quente e que remete à proximidade e sentimento que a marca quer passar. Além disso, com o apoio da Maurício de Sousa Produções (MSP), a Cargill atualizou o personagem Jotalhão. “Mudamos a iconografia e a forma de passar as informações, que ficou mais clara, moderna e fácil de entender remetendo também para elementos da cozinha e de receitas”, explica Tatiana Zambon.
“Temos muito carinho por essa parceria, que é uma das mais antigas e bem-sucedidas da MSP. O Jotalhão está há mais de 50 anos ilustrando as embalagens do extrato de tomate Elefante, um dos mais tradicionais do mercado alimentício brasileiro”, diz Mônica Sousa, diretora executiva da MSP.