Embalagem de transporte de pães vai direto para a prateleira

A fabricante de embalagens de papelão ondulado Smurfit Kappa desenvolveu uma embalagem Shelf Ready Packaging (pronta para a prateleira) para a Milani, marca de pães do Grupo Líder Minas. A companhia combinou tecnologia, inovação, sustentabilidade e big data para a solução, que otimiza o processo logístico da linha de pães de forma da Milani e reduz o uso de materiais com menor reciclabilidade.

O projeto da embalagem atende aos objetivos da Milani de reduzir custos com o extravio pós-abastecimento, danos e quebras dos cestos, diminuir o tempo de reposição no PDV, aumentar a visibilidade dos produtos no varejo e, ao mesmo tempo, economizar na cadeia de suprimentos de materiais de comunicação visual, uma vez que as bandejas plásticas não ajudavam no posicionamento da marca na prateleira.

Como resultado, a Smurfit Kappa criou uma embalagem pronta para a prateleira com atributos que vão além da linha de produção e contribuem para o aumento do reconhecimento da marca e com a sustentabilidade. Para medir o aumento de visibilidade no PDV, a empresa utilizou o EyeScan – ferramenta proprietária de mapeamento da visão do consumidor – e pôde observar que a nova embalagem aumentou a visibilidade dos pães de forma da Milani em 72%.

Para o Gestor de Projetos e Marketing da Milani, Carlos Teixeira, as embalagens de papelão se tornaram uma excelente alternativa para a linha de pães de forma. “Além de ajudar a marca a se destacar e ser mais reconhecida no ponto de venda, a Smurfit Kappa contribuiu para a redução de custos operacionais na linha de produção”, afirma o executivo.

Com a substituição dos cestos pelas embalagens de papelão, a Milani também conseguiu reduzir em 25 toneladas a quantidade de plástico utilizada nessa linha de produtos, dimensionada por meio da ferramenta Impackt.

COMENTÁRIOS