Meus produtos não parecem tão atrativos quanto os da concorrência. Por onde começar?

Por Juliana Argollo*

Juliana Argollo é especialista em branding e sócia da consultoria Motora

No mundo ideal, o design deve ser uma preocupação desde os primeiros passos de um negócio. Assim, o empresário ou empreendedor tem a garantia de que está construindo um universo imagético forte e coeso na cabeça do seu cliente ou consumidor. Afinal, quanto mais você reforça o seu logo, suas cores, sua tipografia, ilustrações, texturas e quaisquer outras experiências sensoriais nas interações que tem com seu cliente, mais você será lembrado por ele e isso, claro, tem um resultado direto no seu aumento de vendas.

Um bom designer deve pensar na estratégia e no posicionamento da sua marca diante do mercado, buscando torná-la atrativa e diferenciada desde o começo, mas sabemos que nem sempre começar pensando e investindo em tudo isso é possível. Então como correr atrás desse prejuízo?

A fórmula para responder essa pergunta é quase que matemática: comece sempre pelo elemento que está mais frequentemente em contato com o seu público. No caso de produtos vendidos em lojas físicas, a sua embalagem muito provavelmente será o elemento-chave da comunicação. Algo que, necessariamente, todo mundo avalia no momento da compra, então comece por ela.

No caso de lojas online, dentro desta mesma lógica, talvez suas redes sociais ou site sejam mais importantes do que a embalagem num primeiro momento, então, a lista de prioridades pode mudar um pouco. Nesse caso, talvez seja mais estratégico começar por um redesign de marca ou apenas um ensaio fotográfico mais caprichado.

Meu logotipo pode comprometer o aumento das vendas?

O logotipo do seu produto é um elemento que merece muita atenção. Ele é uma peça-chave: aquela que vai aparecer instantaneamente na cabeça do seu público quando ele pensar em você. Avalie se ele comunica os atributos desejados, se transmite confiança e credibilidade e se a identidade visual (letras, cores, texturas e formas) ajuda a reforçar essa mensagem. Avalie também se ele é facilmente reconhecível em diferentes contextos, principalmente a distância e em tamanhos reduzidos. Caso a resposta para essas perguntas seja não, é muito possível que você precise de um redesign da sua identidade para que a sua marca se torne mais (re)conhecida e venda mais.

O que priorizar tendo uma verba limitada?

Se você vende alimentos, bebidas, cosméticos, produtos de limpeza ou quaisquer outros produtos que concorrem com outros numa prateleira (física ou virtual), você precisa prestar atenção na sua embalagem. Não só para que o seu produto se destaque dos concorrentes, despertando uma emoção diferente ou ressaltando um diferencial único, mas principalmente porque o processo de compra é uma jornada. Calma, que vou explicar. Boas embalagens apresentam um conjunto de elementos visuais facilmente decodificáveis e memoráveis.

De nada adianta apresentar dezenas de benefícios de uma vez, sem antes garantir que o público fará a leitura dessas informações no rótulo. Por isso, se a sua marca ainda não é conhecida o suficiente para endossar a compra de um novo produto, comece investindo na sua embalagem. Embalagens Healthy aproveitam os rótulos para destacar seus principais atributos.

Criando embalagens de sucesso

Junto a um designer especializado, garanta que todo o seu sistema de embalagens faz sentido, destaca as informações certas e que todos os produtos, ainda que façam parte de linhas diferentes, compartilham uma mesma linguagem ou estrutura. Dessa forma, você iniciará bem a jornada do seu cliente e vai garantir que após experimentar e gostar do Produto A, ele vai reconhecer os padrões da sua marca também no Produto B. Automaticamente, ele vai transferir aquele primeira experiência também para o segundo produto e, sendo ela positiva, será incentivado a experimentá-lo também.

Um exemplo interessante são os sucos de frutas em caixinha. Eles geralmente usam a cor para criar unidade e chamar atenção nas prateleiras. Uma vez que esses padrões vão se fortalecendo na mente do seu público, a marca se torna mais uma peça do quebra-cabeças. Continua sendo importante, mas não precisa mais ser o único elemento responsável pelo reconhecimento do seu cliente. Tudo precisa fazer parte de um grande sistema, muito bem estruturado.

Garantir a coesão da sua identidade visual em diferentes produtos de uma mesma marca é, portanto, uma grande estratégia para o aumento nas vendas.

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