Lubrificantes Mobil têm embalagens produzidas com plástico reciclado

A Moove, empresa global de lubrificantes e óleos básicos, responsável por fabricar e comercializar os lubrificantes Mobil, apresenta uma nova tecnologia para a sua bombona de 20 litros, que passa a ser produzida com resina reciclada pós-consumo da Braskem. Essa iniciativa, afirma a Braskem, contribui para a redução de plásticos no meio ambiente e garante a integralidade e qualidade do produto e da embalagem.

A resina reciclada pós-consumo, conhecida como resina PCR (post-consumer recycled, em inglês), é produzida a partir de resíduos plásticos descartados adequadamente e encaminhados para o processo de reciclagem. Pioneira no uso dessa matéria-prima em embalagens de lubrificantes, a Moove se uniu à Braskem e à Raízes, empresa nacional fabricante de frascos, para produção das embalagens. “A bombona de 20 litros é produzida com 40% de resina PCR. O uso desse plástico resultou na diminuição de 6% no consumo total de plástico virgem da Moove”, explica Marilia Goldschimidt, gerente de Marketing da marca Mobil.

Iniciando a utilização de PCR no segundo trimestre de 2022, estima-se atingir, ainda neste ano, aproximadamente 500 toneladas de plástico reciclado. O plástico utilizado nessa tecnologia vem diretamente do Instituto Jogue Limpo – associação de empresas fabricantes ou importadoras de óleo lubrificante que realiza a logística reversa das embalagens plásticas usadas – fechando, então, o ciclo deste produto.

Na Braskem, o projeto também é reconhecido como uma ação de grande importância para a companhia. “Esse projeto reforça o compromisso da Braskem com o desenvolvimento sustentável, além de demonstrar a qualidade e a diversidade de aplicações do nosso PCR. Temos orgulho de promover parcerias com empresas de inúmeros segmentos, unindo diversos elos da cadeia produtiva e fechando o ciclo da economia circular”, afirma Américo Bartilotti, diretor do negócio de embalagens e bens de consumo da Braskem.

Para colocar as novas bombonas de 20 litros nas ruas, a Moove fez uma parceria com a Raízes, responsável por transformar a resina PCR da Braskem na primeira bombona com material reciclado do mercado nacional, por meio do uso de tecnologia multicamadas, que intercala camadas independentes de material virgem e de PCR em um mesmo produto. Para garantir um desempenho satisfatório para o cliente final, foram realizados testes de linha de envase, empilhamento, armazenagem e envio de longa distância, tudo aprovado criteriosamente e com sucesso pelo setor de qualidade da Moove com acompanhamento da Raízes.

COMENTÁRIOS