Embalagem de quebra-cabeças com design diferenciado impacta no unboxing

A Smurfit Kappa comemora o sucesso da parceria com a Art in Piece, empresa engajada em defender causas sociais e ambientais e que, por meio do trabalho com artistas plásticos, comercializa quebra-cabeças de madeira exclusivos, revertendo parte da renda à Sea Shepherd, ONG de conservação da vida marinha.

Para o projeto, a companhia desenvolveu uma solução que, além de ser de origem reciclável e biodegradável, conta a história da Art in Piece para os consumidores de forma interativa, enaltecendo o foco da empresa no cuidado com a fauna brasileira e fomento à arte.

Para produzir uma embalagem que atendesse aos requisitos do cliente, a Smurfit Kappa fez um trabalho de co-criação entre as equipes do eShop, loja online da empresa; do Experience Centre, espaço de pesquisa e inovação da fornecedora; e da própria Art in Piece. No processo, a companhia utilizou ferramentas de design, o eSmart, metodologia da Smurfit Kappa para criar embalagens para o ecommerce, além do Innobook, base de dados única e proprietária que reúne os mais recentes modelos de embalagens, com contribuição de cerca de 700 designers de todos os países em que a companhia atua.

A Art in Piece tinha como desafio principal mudar a forma de enviar os quebra-cabeças colecionáveis aos consumidores, comercializados via e-commerce. Anteriormente, a empresa os mandava em caixas de madeira ou sacos de tecido, além do tradicional pacote de papelão para despacho através dos Correios. Para a nova embalagem, a ideia era simplificar e concentrar tudo em apenas uma única solução, que considerasse melhor custo-benefício, fosse mais sustentável, presenteável e, sem renunciar à diferenciação, com um design personalizado.

O impacto da experiência de unboxing também foi um ponto importante para a Art in Piece, que tinha o objetivo de unir todas as características à funcionalidade, fazendo com que a embalagem servisse como um guia para a montagem dos quebra-cabeças.

O design hexagonal em papelão pardo proporciona uma experiência diferenciada para o consumidor final. Ao desenrolar a embalagem, o cliente encontra um design inovador com impressão digital interna, que traz o desenho referente à arte do quebra-cabeças adquirido e serve como um guia de montagem. Além disso, as laterais apresentam dois QRCodes: um que direciona para o Instagram da Art in Piece, com mais informações para os clientes sobre a história da empresa, bem como os novos produtos, para aproximá-los da marca; e outro leva para o vídeo do artista plástico responsável pela arte, com os processos criativos e detalhes da obra.

Para Paulo Cescon, Cofundador da Art in Piece, desde o início, o projeto tem uma questão muito forte relacionada à beleza dos puzzles, união da família, momento de diversão, além, é claro, do incentivo aos artistas plásticos e à preservação do meio-ambiente (veja no vídeo abaixo). Por isso, o desenvolvimento da nova embalagem foi essencial para unir todos esses aspectos em uma solução completa.

“Estamos muito orgulhosos com o resultado da parceria com a Art in Piece, pois é uma empresa alinhada com o nosso propósito de apoiar causas relacionadas ao meio ambiente e à sociedade, como artistas plásticos e ONGs”, afirma Manuel Alcalá, CEO da Smurfit Kappa. “Era essencial que a nova embalagem transmitisse os pilares de sustentabilidade da empresa e enaltecesse o trabalho dos criadores, e a Smurfit Kappa incorporou todos os pontos em uma solução sustentável, que contribuirá para uma experiência ainda mais positiva de unboxing para os consumidores”, completa.

COMENTÁRIOS