Amcor desenvolve tecnologia que reduz peso de garrafa PET para hot-fill

A Amcor Rigid Packaging anunciou o desenvolvimento de uma tecnologia de garrafas PET para enchimento a quente (hot-fill) que promete uma embalagem até 30% mais leve que as similares de 600 mililitros disponíveis no mercado atualmente e que pode ser produzida com material 100% reciclado.

Ao deslocar ativamente o vácuo no recipiente após o enchimento, a empresa diz que a solução gera redução de 30% no consumo de energia durante o processo de produção.

A embalagem também oferece uma melhor experiência ao consumidor: não há mais derramamentos por transbordamento quando a garrafa é aberta pela primeira vez,

Batizada de PowerPost, a embalagem para bebidas com enchimento a quente baseia-se na tecnologia patenteada de absorção de vácuo da Amcor, a PowerStrap.

A base da PowerPost tem duas tecnologias principais: uma coluna central invertível que desloca ativamente o vácuo e o PowerStrap, anel flexível que envolve essa coluna. Após o enchimento, a coluna é invertida para deslocar ativamente o vácuo dentro do recipiente e, à medida que o produto esfria, o anel circundante se flexiona para absorver passivamente qualquer vácuo restante.

Ao eliminar os painéis de vácuo, o PowerPost oferece maior liberdade de design e apelo ao consumidor, ao mesmo tempo em que atende às demandas de sustentabilidade. Segundo a Amcor, a eliminação dos painéis no corpo da embalagem também gera melhorias operacionais no enchimento. Os rótulos das garrafas são aplicados de forma mais eficiente.

“Nossos engenheiros desenvolveram uma tecnologia que ultrapassa os limites da redução de peso na área de enchimento a quente para ajudar nossos clientes a atender às suas necessidades de custo e sustentabilidade”, disse Terry Patcheak, vice-presidente de sustentabilidade e gerenciamento de projetos da Amcor.

“Essa inovação de última geração vai melhorar a experiência do consumidor, ao mesmo tempo em que aborda compromissos generalizados para reduzir o uso de materiais e diminuir as emissões de gases de efeito estufa”, finaliza o executivo.

COMENTÁRIOS