Embalagem positiva é tema do Fórum ABRE de Sustentabilidade

A ABRE – Associação Brasileira de Embalagem realiza na semana que vem o Fórum ABRE de Sustentabilidade. O evento terá como tema principal “positive packaging” (embalagem positiva) e será realizado nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho no Espaço do Bosque, zona Oeste de São Paulo.

Ao longo dos três dias de evento, serão explorados assuntos acerca do conceito de embalagem positiva, cadeias de consumo mais sustentáveis, como engajar o consumidor e as novas possibilidades impulsionadas pela tecnologia. A programação inclui a exposição de embalagens, de iniciativas de inovação, novas tecnologias e um ambiente especial para assistir a palestras.

O evento deste ano será realizado de forma híbrida e contará com a presença física de cerca de 350 pessoas. As palestras do palco principal poderão ser assistidas no formato online e presencial, e quem comparecer ao evento presencialmente poderá participar das Arenas de Conhecimento e visitar a exposição. As inscrições podem ser feitas AQUI.

Embalagem positiva

Ainda não tão conhecido, o conceito de embalagem positiva ganhou espaço e será o tópico principal do evento, com o primeiro dia de palestras e painéis sendo dedicados diretamente ao assunto. “O tema Positive Packing é justamente esse olhar estratégico de como a embalagem ajuda a construir uma cadeia de consumo sustentável de uma forma holística e abrangente”, explica a diretora-executiva da ABRE, Luciana Pellegrino.

Além de peça fundamental para construir uma cadeia de consumo mais sustentável, o conceito de embalagem positiva também engloba outras diversas características. Um dos exemplos citados por Luciana é o ecodesign. “É quando se projeta uma embalagem de maneira intencional para uma sustentabilidade na distribuição, no consumo, no uso pelo consumidor e também no descarte”, explicou.

Programação

A programação do Fórum terá início às 9h. A abertura será comandada por Marcos Barros, presidente do conselho, Luciana Pellegrino, diretora-executiva, e Bruno Pereira, líder do comitê de sustentabilidade da ABRE e diretor de sustentabilidade da BioLogiQ. Outros debates serão realizados nos dias seguintes com a presença dos mesmos integrantes e no mesmo horário.

A partir da ótica da sustentabilidade da embalagem como ferramenta estratégica para eficiência das cadeias de consumo e abastecimento, o fórum vai explorar três temáticas complementares.

No primeiro dia, o tema fundamental será o conceito de embalagem positiva e iniciativas produtivas do setor. Os painéis abordarão temas como “A embalagem positiva em nossa sociedade”, “Sustentabilidade e regeneração na cultura de consumo”, aprofundamentos no conceito e seus desafios e apresentação de cases da indústria.

No segundo dia de evento, o foco será nos consumidores e como as embalagens podem exercer a função de comunicação e engajamento. Neste dia serão explorados assuntos como o “Ecodesign”, o engajamento do consumidor, a importância da comunicação e de mostrar quem está envolvido nesse trabalho. Além disso, o fórum também buscará trazer novas abordagens para a relação entre pessoas, indústrias e cooperativas.

Por fim, no terceiro e último dia de evento, os assuntos estarão relacionados a iniciativas estruturantes, explorando a circularidade da embalagem. Durante o dia serão apresentados os cases da Coca-Cola e da Guaraná Antártica, debates sobre empreendedorismo para a circularidade e as iniciativas que estão sendo trabalhadas por novos negócios e startups.

“Buscamos mobilizar toda essa cadeia produtiva para essas novas articulações, iniciativas e programas necessários, e sempre calcado em uma visão sistêmica”, explicou Luciana. A diretora-executiva também comenta que a cadeia de consumo, em uma vida em sociedade, é formada por vários elos envolvidos na gestão. “O fórum traz todos esses elos para que eles possam integrar sua visão e fazer um alinhamento de futuro, podendo trabalhar de uma forma alinhada nas suas estratégias de negócios e crescimento”, finalizou.

Fonte: Mercado e Consumo

COMENTÁRIOS