Valgroup amplia reciclagem de plásticos com aquisição da Deink

A Valgroup, produtora de embalagens plásticas, está elevando sua capacidade de reciclagem, rumo à meta de reciclar o equivalente a 100% do que produz até 2040. Com a aquisição de uma fatia relevante na Deink Brasil, a multinacional de origem brasileira também incorpora uma tecnologia inovadora, que adiciona valor à reciclagem de plásticos impressos e pode transformar esse mercado.

A Deink opera em Itupeva (SP) a primeira unidade do mundo em escala comercial com tecnologia de “destintamento” do plástico, ou seja, a remoção da tinta usada na impressão de embalagens. Dessa forma, o plástico reprocessado oferece características similares às da resina virgem, elevando seu valor de mercado.

De acordo com o diretor de Relações Institucionais e Compliance da Valgroup, Eduardo Berkovitz, o objetivo é aumentar a escala da capacidade da Deink. A transação adiciona 4 mil toneladas por ano à capacidade de reciclagem da multinacional, que hoje é de 130 mil toneladas anuais – 100 mil toneladas por ano em PET e 30 mil toneladas em polietileno (PE) e polipropileno (PP).

“A partir do fim do ano, queremos ter a segunda unidade em operação, elevando a capacidade da Deink a 8 mil toneladas anuais”, disse o executivo. A segunda fábrica deve ser instalada em Minas Gerais, onde a Valgroup já tem operação fabril, e novas unidades devem sair do papel nos próximos anos, em outros Estados.

De acordo com Berkovitz, a própria Valgroup utilizará os pellets de plástico obtidos pela Deink em suas operações, para produzir novas embalagens com material reciclado. Mas a Deink também seguirá comercializando o material para terceiros, uma vez que não há acordo de exclusividade.

Com a nova tecnologia, desenvolvida na Universidade de Alicante, na Espanha, e patenteada em 21 países, produtos de plástico que antes não eram reciclados, por causa da tinta usada na impressão, serão incorporados à economia circular.

O valor da negociação entre as empresas não foi revelado.

Marcas unificadas

Recentemente, a Valgroup anunciou a unificação das suas marcas, como CPR, Injecap, Lorenpet, Leb, Tecnoval, Valfilm e Valmaster. Todas elas passaram a atender sob um único nome: Valgroup. Com isso, a empresa ganha maior sinergia em diversas áreas, mantendo as suas divisões de negócio e expandindo o desenvolvimento de projetos em conjunto.

“A Valgroup cresceu de forma exponencial e sua história é pautada nos princípios do desenvolvimento econômico sustentável. Unificar as marcas irá potencializar ainda mais nossos recursos e nossas capacidades produtiva e de reciclagem, além de contribuir para que alcancemos nossas metas de sustentabilidade, como neutralizar as emissões de gases de efeito estufa” explica o Eduardo Berkovitz.

COMENTÁRIOS