Basf desenvolve adesivos para rótulos que não interferem na reciclagem de papel e papelão

A Basf alcançou um grande avanço no desenvolvimento de adesivos que não interferem na reciclagem de caixas de transporte, como caixas de papelão com rótulos de papel revestidos com Acronal RCF 3705 ou Acronal RCF 3706. Esses adesivos inovadores resolvem um problema fundamental para a reciclagem de embalagens de papel e papelão. Enquanto a maioria dos adesivos usados para rótulos de papel interferem no processo de reciclagem do papel, os adesivos recém-desenvolvidos são fáceis de remover no início do processo, tornando possível reutilizar e imprimir embalagens de papel ou papelão reciclados sem maiores problemas.

Os adesivos foram certificados pelo “Papiertechnische Stiftung” (PTS) para esta propriedade. O PTS é um instituto alemão de pesquisa e serviços que apoia empresas de todos os setores no desenvolvimento e na aplicação de soluções modernas com base em fibras. O instituto realiza testes de materiais para embalagens de papel e papelão.

“À medida que trabalhamos para alcançar a neutralidade climática mundial, uma maior circularidade e uma reciclagem mais eficaz são indispensáveis. Ao desenvolver os adesivos favoráveis à reciclagem, a Basf fez uma contribuição decisiva para uma rotulagem mais sustentável, por exemplo, no setor de logística”, considera Uwe Düsterwald, gerente de Projetos e Sustentabilidade em Adesivos da empresa.

Além das indústrias automotiva e alimentícia, a logística é outro setor com uma alta demanda por rótulos sensíveis à pressão. Por vários anos até hoje, os rótulos de transporte representam a parte do mercado que mais cresce. Esse fato é confirmado pelos Relatórios de Mercado da Alexander Watson Associates (AWA), como “European Labeling and Product Decoration 2017” (Rotulagem e Decoração de Produtos da Europa 2017) e “Global Annual Review Labeling and Product Decoration 2020” (Avaliação Anual Global de Rotulagem e Decoração de Produtos 2020). Essa tendência foi reforçada pela pandemia em 2020 e 2021 com o rápido crescimento do comércio eletrônico e das vendas por catálogo, que atualmente representam quase 15% da demanda de rótulos na Europa.

Thomas Schiele, vice-presidente de Adesivos, Colagem de Fibras e Produtos Químicos para Revestimento de Papel da Basf, salienta que o constante crescimento da demanda por embalagens tornou sua capacidade de reciclagem uma preocupação primordial para a indústria de embalagens. “É preciso agir, não apenas com relação aos materiais de embalagem, mas também aos adesivos que estão sendo utilizados. Nossas tecnologias inovadoras de adesivos abrem possibilidades completamente novas para uma economia circular funcional, tanto na indústria de embalagens como em muitos outros setores”, ele diz.

COMENTÁRIOS