Chocolates Sicao chega à Páscoa de cara nova

A Sicao, marca brasileira do grupo suíço Barry Callebaut, passou por uma repaginação completa. As novidades vão de mudanças na identidade visual da marca, que assume um perfil mais moderno, afetivo e didático, a novos produtos pensados para turbinar as vendas dos clientes e fomentar os negócios para que sejam sustentáveis não só na Páscoa, mas o ano todo. “Queremos ajudar na jornada do cliente do início ao fim”, afirma Renata Belluomini, gerente de marketing da Sicao.

A fim de nortear as transformações, foi feita uma consultoria de arquitetura da marca, tanto para entender mais profundamente como ela é vista pelo consumidor como para definir a melhor forma de transmitir seus valores. “A identidade visual mudou bem, inclusive o logo, que ficou mais arejado e clean e traz o conceito de sustentabilidade mais visível com a folhinha verde”, Renata explica. “É uma nova roupagem para modernizar ainda mais a marca, que já é conhecida pela inovação. Traz também referências ao trabalho manual, artesanal, que é feito por quem manipula o chocolate. Agora temos pinceladas que remetem à temperagem e ao lado artístico ligado ao chocolate.”

A executiva ressalta ainda a carga emocional do ingrediente, que costuma ser associado a momentos especiais. “O chocolate sempre remete a momentos de emoção e quisemos trazer algo mais afetivo, emotivo. Confraternização, momentos de união, receitas da mãe. A nova linguagem visual dialoga com esse sentimento que envolve o chocolate”, diz.

O novo estilo gráfico da Sicao traz informações bem didáticas na embalagem. Para ajudar o artesão a identificar mais facilmente o potencial de cada produto, foram inseridos ícones e instruções de uso, segundo Renata. “Isso porque um dos diagnósticos da consultoria foi que a Sicao tem o papel de cuidadora de seus clientes, oferecendo expertise, dando dicas para ajudar quem está começando e querendo se aperfeiçoar”, afirma Renata.

A marca, portanto, teve o cuidado de simplificar de cara a compreensão da diferença entre os produtos. No caso do Chocolate Nobre, que precisa ser temperado, por exemplo, a parte frontal da embalagem já indica que é “de fácil temperagem, tem alto teor de cacau e é ideal para moldar, cobrir e rechear”. Instruções de uso facilitadoras também foram estampadas na embalagem do Fracionado, que não precisa temperar, da Cobertura Fácil Fracionada – produto de entrada para iniciantes, mais prático e de melhor custo-benefício, por não ter líquor, mas com gordura de alta qualidade – e da Cobertura Mais, que tem líquor de cacau que acentua o sabor de chocolate. “Como mudamos o logo e o caminho criativo das embalagens, tivemos também a preocupação de trazer referências de cores que dominavam até então”, acrescenta a executiva. “É também uma forma de oferecer aos clientes a segurança e o conforto de identificar com facilidade os produtos que já conheciam e usavam.”

COMENTÁRIOS