CBA conclui aquisição de 80% da Alux e amplia capacidade de produção

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) iniciou hoje o processo de integração da operação da Alux do Brasil, localizada em Nova Odessa (SP), após a conclusão da compra de 80% da empresa e transferência do controle, efetivados nesta segunda-feira (31/1).

A CBA tem a opção de compra dos 20% restantes da Alux a partir do terceiro ano da assinatura do contrato. O acordo entre as empresas foi aprovado, sem restrições, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) em janeiro.

“A aquisição está alinhada à nossa estratégia de longo prazo de ampliar a capacidade de alumínio reciclado e também reforça o nosso compromisso de produzir alumínio com uma pegada de carbono cada vez menor”, afirma Ricardo Carvalho, CEO da CBA. A Companhia já produz alumínio de baixo carbono e tem como objetivo reduzir 40% da sua emissão de gases do efeito estufa até 2030 nos processos desde a mineração até a etapa de fusão.

Nos próximos 100 dias, a CBA promoverá a integração dos negócios. Nesta fase, a Companhia irá desenvolver e implementar as sinergias logísticas, industriais e comerciais entre a Alux e as operações da CBA, avaliando em profundidade as oportunidades de melhoria de eficiência em geral.

A unidade da Alux permitirá à CBA ampliar sua capacidade produtiva de alumínio reciclado em cerca de 20%, além de ampliar suas bases para expansões adicionais no futuro, incluindo novos mercados.

A Alux do Brasil é uma das principais fornecedoras de ligas secundárias de alumínio no Brasil. Já produziu em toda sua história mais de 400 mil toneladas de alumínio reciclado, com foco em atender o segmento automotivo com portfólio de produtos sustentáveis incluindo alumínio líquido, lingotes e tolling. “A integração da Alux ao nosso portfólio, mantém a CBA como protagonista na reciclagem do alumínio no contexto nacional”, completa Carvalho.

O foco de aplicação das ligas secundárias é a indústria automotiva, mercado estratégico para a CBA no fornecimento de ligas para rodas, folhas, chapas e extrudados. Esses produtos de alumínio são utilizados em componentes estruturais em crash management system, barras de proteção de porta e sistema de freios ABS, além de outras aplicações. Com a produção de ligas secundárias, a CBA passará a fornecer também para fabricantes de injeção de peças para motores a combustão, pistões, entre outros.

COMENTÁRIOS