Avery Dennison une cadeia produtiva e busca parceiros para Programa AD Circular

A Avery Dennison, multinacional especialista em ciência e materiais para rótulos e comunicação visual, tem adotado uma série de práticas que envolvam não apenas as suas operações, mas sim, toda sua cadeia produtiva.

O Programa AD Circular

Foi pensando de maneira global que, entre suas iniciativas, a Avery Dennison criou no Brasil, em 2019, o Programa AD Circular, uma ação pioneira que tem como objetivo promover a economia circular no setor de rótulos e adesivos. A partir da reciclagem de liners e esqueletos, provenientes da aplicação das soluções, transformando-os em outros produtos que podem ser novamente utilizados pela empresa, como papel toalha e outros itens plásticos, a Avery Dennison tem como meta assegurar, que até 2025, suas operações sejam 95% livres de aterros, 75% dos resíduos sejam reutilizados e que 70% de toda a cadeia tenha acesso à reciclagem de liner e esqueleto. 

Reconstruindo o futuro do planeta juntos

Em um balanço feito recentemente pela empresa no mês de janeiro, foram contabilizadas mais de 4 mil  toneladas de resíduos, reciclados e processados. Mais de 70 empresas – incluindo convertedores, marcas e recicladores – participam do programa e a Avery Dennison está trabalhando para ampliar essa atuação em toda a cadeia, com novos parceiros.

“O Programa AD Circular é uma das nossas iniciativas atreladas ao objetivo 12 dos ODSs da Organização das Nações Unidas, que diz respeito ao consumo e produção responsáveis. Por meio desse programa, buscamos unir toda a cadeia produtiva e empresas usuárias de rótulos e etiquetas, a fim de criar a consciência ambiental que as levem a adotar práticas sustentáveis, por impactos cada vez mais positivos a todo planeta. Seguimos na busca contínua por novos parceiros, a fim de promover essa verdadeira transformação na indústria brasileira de rótulos e etiquetas”, destaca Cecilia Mazza, gerente de sustentabilidade da Avery Dennison, na América Latina. 

Parceiros AD Circular na transformação

A força do programa AD Circular está no envolvimento de toda cadeia produtiva, contando com a expertise de empresas parceiras e compartilhando a visão de uma mudança que parte de dentro para fora. A iniciativa tem recebido cada vez mais participantes, a mais recente marca a se unir é a Dow, além de empresas como a Pernod Ricard, Natura, Ourofino, Sakura, Coty, entre outras. 

“Estamos muito satisfeitos com nossa participação no programa AD Circular, uma iniciativa que vai de encontro às nossas metas de sustentabilidade para as próximas décadas. Acreditamos que, ao criar conexões entre diversas empresas, colaboramos com o fortalecimento de toda a cadeia e impulsionamos a circularidade dos materiais. Nosso objetivo é ampliar a reciclagem de resíduos de liners para outras fábricas da Dow e contribuir ainda mais com o meio ambiente”, ressalta Renata Campos, líder de Pesquisa & Desenvolvimento na Dow para a América Latina. 

O ingresso ao programa AD Circular permite que as empresas controlem a origem, processos intermediários e finalidade dos seus resíduos, recebendo selo oficial e presença na comunicação do projeto. Além disso, de acordo com o volume de resíduos gerados, a companhia poderá receber certificados ou relatórios de descarte. Muitos negócios podem apoiar a transformação do planeta, tendo foco na sustentabilidade e integrando a mudança que a sociedade almeja para os meios de produção. 

Os resultados do programa AD Circular têm sido reconhecidos pela mídia e setor especializados. No mês de novembro de 2021, o projeto da Avery Dennison desenvolvido junto à Natura, Popel, MD Papéis e Boomera para reutilização do liner em cartões das embalagens da linha de produtos Ekos venceu a 15ª edição do Prêmio Grandes Cases de Embalagem. A ação envolveu toda cadeia desde a produção do liner, até a transformação do material em polpa de celulose para retornar ao mercado como uma nova embalagem.

Recentemente expandido para outros países da América Latina, como o México, o Programa AD Circular do Brasil foi vencedor de uma das mais importantes premiações para a Avery Dennison, o Environmental and Sustainability Award, categoria de sustentabilidade do prêmio internacional Label Industry Global Awards 2020.

COMENTÁRIOS