Varejo: Cermex EvoPack reduz atividades de reembalagem

Mudanças nas preferências de consumo, requisitos de sustentabilidade, bem como a crescente necessidade de personalização de packs com valor agregado e novas unidades de venda ou transporte têm forçado os fabricantes a adaptar seus modelos de produção e cadeias de fornecimento.  Os fabricantes de produtos alimentícios, de cuidados pessoais e domésticos (FHPC, na sigla em inglês) desejam migrar para uma filosofia de embalagem secundária mais enxuta e ecologicamente correta através da reavaliação do seu uso atual de soluções de reembalagem, que geram efeitos colaterais significativos quanto a custos, qualidade e sustentabilidade. Números menores ou maiores de itens por caixa podem minimizar esses efeitos com gestão, armazenagem e expedição de produtos em quantidades adequadas com muito mais facilidade e flexibilidade para necessidades futuras de varejo personalizado. Para atender à necessidade de números extremos de itens por caixa e ao mesmo tempo o processamento de formatos padrão de alta produção, a Sidel está lançando a Cermex EvoPack, uma plataforma de encaixotamento da Indústria 4.0 altamente flexível para frascos de formas complexas em folhas wrap-around, bandejas e embalagens display (SRP, na sigla em inglês).

Os consumidores atualmente têm se tornando mais exigentes em suas necessidades de compra, querendo praticidade, a qualquer hora ou lugar. Isso não só se reflete no contínuo crescimento do comércio eletrônico, mas também pode ser visto na volta de lojas urbanas menores e no retorno dos grandes varejistas aos centros das cidades a fim de proporcionar fácil acesso às necessidades diárias.

“Certas subcategorias ou grandes empresas de FHPC às vezes têm necessidades de personalização para até 40% de seus volumes de produção. Até agora, a maneira mais comum de os produtores tratarem dessas solicitações era usar serviços de reembalagem manual”, observa Didier Saussereau, Packing Product Manager da Sidel.

Atividades de reembalagem limitadas e preparação para futuras necessidades personalizadas de varejo

Essas atividades de reembalagem geram custos, não só pelo material de embalagem adicional utilizado, mas também pelo trabalho manual extra. Esses agora excedem os limites aceitáveis quanto à competitividade e às margens dos fabricantes. Os resíduos ambientais relacionados têm tornado a reembalagem ainda menos sustentável. Por fim, o processamento adicional durante a reembalagem pode gerar riscos e arranhões nos produtos.

“Para reduzir e simplificar a reembalagem, temos visto uma crescente necessidade de pequenos números de itens por caixa a fim de ajudar os produtores a reduzir o número de produtos por unidade de transporte a até os lotes em alta demanda de dois, três ou quatro produtos.  Esses oferecem a oportunidade de gerenciar, armazenar e enviar produtos com mais facilidade e flexibilidade para tarefas posteriores em centros de distribuição ou preparações de pedidos de comércio eletrônico”, comenta Didier.  Entretanto, a demanda de configurações complexas de produtos permanecerá e ainda exigirá algum processamento manual de reembalagem.  Assim, com recursos técnicos em etapa anterior capazes de fornecer números maiores de itens por caixa, os fabricantes poderiam despachar o mesmo número produtos com menos uso e desperdício de embalagem secundária.

“Agora, poder produzir tanto números pequenos como grandes de itens por caixa os ajudará a se preparar melhor para tendências e atender a novos canais, à medida que continuam processando volumes de alta produção tradicionais dos formatos padrão na mesma linha de produção e solução de embalagem”, acrescenta Didier.

Gama de tamanhos de embalagem secundária e alta velocidade sem precedentes, tudo no mesmo equipamento compacto

A Cermex EvoPack oferece uma gama de tamanhos de embalagem secundária sem precedentes a fim de gerenciar números reduzidos de itens por caixa — com apenas dois, três ou quatro produtos — bem como caixas bem grandes de transporte com 24 frascos ou mais para reembalagem, sendo ao mesmo tempo capaz de processar formatos de caixa padrão de altos volumes. “Com seus recursos flexíveis e capacidade extrema quanto à quantidade de itens por caixa, a plataforma ajuda os produtores a restaurar a margem industrial graças às economias significativas quanto ao uso de materiais, equipamentos e energia. Além disso, ela certamente contribuirá para o alcance de metas de sustentabilidade e redução de pegada de carbono”, acrescenta Didier.

Apresentando uma notável taxa de até 60 caixas por minuto em uma dimensão compacta de menos de 30 metros quadrados, a Cermex EvoPack oferece trocas de formato rápidas e repetíveis, levando de apenas 5 minutos para uma troca de formato de caixa a até 15 minutos ao trocar tanto o formato da garrafa como o da caixa.

“Nosso objetivo também era tornar o equipamento fácil de operar e manter; por isso, projetamos a Cermex EvoPack incluindo as últimas tecnologias da Indústria 4.0, a fim de guiar as equipes de operadores e manutenção em suas atividades diárias”, conclui Didier.

COMENTÁRIOS