Seguindo o compromisso de reduzir o uso de plástico em seus produtos, Nescau vai retirar as tampinhas plásticas de todo o portfólio de bebidas prontas em garrafinhas de PET. Além de toda a linha de bebidas Nescau , o projeto de retirada de tampinhas inclui também as marcas Neston, Alpino e Nescafé, e todos os lançamentos recentes da companhia como Moça Frapê sabor Morango. Com a iniciativa, a Nestlé deixa de utilizar quase 35 milhões de tampas por ano, o que representa cerca de 150 toneladas de plástico.
“Nossa jornada de sustentabilidade ganha cada vez mais força e robustez a cada nova ação. Desde 2019 trabalhamos constantemente para a diminuição do plástico em nossos produtos. A retirada das tampinhas, além de reduzir a quantidade de plástico, é uma maneira que encontramos de facilitar a cadeia, que deixa de se preocupar com tampinhas descartadas de forma incorreta”, diz Fabiana Fairbanks, vice-presidente de Bebidas da Nestlé Brasil.
O primeiro passo para conquistar um portfólio 100% sem tampinhas foi iniciado em 2020 quando a marca trouxe ao mercado Nescau Orgânico – seu primeiro produto já desenvolvido sem tampa – o que deixou de utilizar 610 mil tampinhas por ano ou 2,6 toneladas de plástico. Para criar uma embalagem que mantivesse a segurança e durabilidade do produto sem a necessidade da tampa, Nescau investiu em diferentes frentes, que vão do redesenho do rótulo e embalagem ao ajuste de processos produtivos e equipamentos na fábrica.
Todas as embalagens tem o endosso do Projeto RE, iniciativa da Nestlé Brasil que tem como premissa REduzir, REcriar e REpensar os aspectos-chave das operações, além de educar e abrir o diálogo com os consumidores e apoiar o desenvolvimento da cadeia de reciclagem e economia circular.
A iniciativa se soma à jornada #JogaJunto de Nescau em busca de soluções cada vez mais sustentáveis, que foi iniciada em 2019 com o lançamento do primeiro Nescau Prontinho com canudo de papel. Além disso, a Nestlé assumiu o compromisso global de tornar 100% de suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025. Para alcançar esse objetivo, a companhia trabalha tanto na frente de repensar e redesenhar embalagens, pensando em novos materiais e formatos, quanto no apoio a ações de conscientização do consumidor sobre descarte correto e no desenvolvimento das cadeias de reciclagem.