PepsiCo lança plataforma de sustentabilidade

A PepsiCo anuncia o lançamento de PepsiCo Positive (pep+), uma plataforma de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade no centro de como a empresa cria crescimento e valor, operando dentro dos limites do planeta e inspirando mudanças positivas para o meio ambiente e as pessoas. pep+ guiará como a PepsiCo opera seu negócio: desde a obtenção de ingredientes, fabricação e venda de seus produtos de uma forma mais sustentável, até envolver as pessoas a fazerem escolhas que são melhores para si e para o planeta.

“Pep+ é o futuro da nossa empresa, uma transformação fundamental do que fazemos e como fazemos para criar crescimento e valor compartilhado com sustentabilidade e capital humano no centro de tudo. Isso reflete uma nova realidade de negócios, onde os consumidores estão se tornando mais interessados ​​no futuro do planeta e da sociedade”, diz Ramon Laguarta, Presidente e CEO da PepsiCo. “O pep+ mudará nossas marcas e como elas ganham no mercado. Por exemplo, imagine que Lay’s começará com uma batata cultivada de forma sustentável em um campo regenerativo e, em seguida, será entregue por meio de uma cadeia de abastecimento Net-Zero e de impacto hídrico positivo, vendida em uma embalagem bio-compostável, e com os níveis mais baixos de sódio no mercado. Isso é uma escolha positiva. É assim que o pep+ será melhor para as pessoas, para o planeta e para o nosso negócio. Agora, imagine a escala e o impacto quando aplicado a todas as nossas 23 marcas globais, de bilhões de dólares”.

De acordo com a companhia, pep+ impulsiona a ação e desencadeia o avanço em três pilares principais da PepsiCo, trazendo metas importantes a serem conquistadas:

• Agricultura Positiva: a PepsiCo está trabalhando para disseminar práticas regenerativas em toda a sua área agrícola, cerca de 2.8 milhões de hectares, até 2030, além de melhorar os meios de subsistência de mais de 250 mil pessoas em comunidades agrícolas em todo o mundo.

• Cadeia de Valor Positiva: construir uma cadeia de valor circular e inclusiva por meio de ações para:

• Atingir emissões de carbono Net-Zero até 2040;

• Atingir impacto hídrico positivo até 2030;

• Introduzir embalagens mais sustentáveis na cadeia de valor;

• Reduzir o uso de plástico virgem em 50% em seu portfólio global de alimentos e bebidas até 2030, usando 50% de conteúdo reciclado em suas embalagens de plástico, entre outras iniciativas. No Brasil, por exemplo, a companhia também extinguiu o uso do shrink, plástico que envolvia os canudos das embalagens de Tossynho, substituindo os canudos de plástico para canudos de papel.

• Avançar em sua jornada de diversidade, equidade e inclusão, investindo mais de US$ 570 milhões em iniciativas e projetos para alavancar a temática. No Brasil, a PepsiCo e a PepsiCo Foundation investirão R$ 16,5 milhões em projetos de impacto social até 2022, que beneficiarão mais de dois milhões de brasileiros. Para isso, a companhia firmou parceria com cerca de 20 organizações não-governamentais com foco em fomentar o empreendedorismo de pessoas negras e de mulheres; formação de jovens profissionais das periferias; acesso à água e combate à fome. E, recentemente, integrou o MOVER, Movimento pela Equidade Racial, formado por grandes empresas que visam gerar 10 mil novos postos de liderança para pessoas negras, além de oportunidade para 3 milhões de pessoas negras nos próximos anos,

• Introduzir um novo programa global de voluntariado, “Um Sorriso de Cada Vez”, para incentivar, apoiar e capacitar cada um de seus 291 mil funcionários para causar impactos positivos em suas comunidades locais.

• Escolhas positivas: manter a evolução de seu portfólio de alimentos e bebidas, incluindo:

• Incorporar ingredientes mais diversos em produtos alimentícios novos e nos já existentes para que sejam melhores para o planeta e/ou que proporcionem benefícios nutricionais. No Brasil, nas linhas de snacks, a companhia já reduziu o sódio em 45% em Cheetos; 15% em Doritos; 30% em Lay’s e 30% em Fandangos.

• Acelerar sua redução de açúcares e sódio adicionados por meio de metas embasadas cientificamente em todo o seu portfólio, bem como, fabricar seus produtos utilizando óleos mais saudáveis.

• Continuar a dimensionar novos modelos de negócios que exigem pouca ou nenhuma embalagem de uso único.

As marcas do portfólio de alimentos e bebidas da empresa estão acelerando seus esforços para concretizar a visão de embalagens sustentáveis ​​da PepsiCo e utilizando sua influência para educar os consumidores sobre a reciclagem e os impactos de suas escolhas para o planeta.

Alex Carreteiro, presidente da PepsiCo Brasil Alimentos

Para o presidente da PepsiCo Brasil Alimentos, Alex Carreteiro, pep+ consolida e traz visibilidade para práticas que a empresa já constrói e desenvolve há anos, e representa a aceleração dessa agenda. “pep+ transformará a forma como a PepsiCo obtém nossos ingredientes, fabrica nossos produtos e como inspiramos os consumidores a agir. No Brasil, são inúmeras as iniciativas que já colocam a sustentabilidade e o impacto social no centro de tudo o que fazemos, o pep+ incorpora a sustentabilidade em todos os nossos negócios, o que é essencial para proteger o futuro dos negócios e o futuro do nosso planeta e de nossas pessoas”, comenta o executivo.

COMENTÁRIOS