Gatorade desenvolve adesivo que mede o índice de suor em atividades físicas

A Gatorade Company, empresa que faz parte do grupo PepsiCo, está lançando na América Latina um adesivo inteligente capaz de monitorar o suor e indicar o quanto é necessário se hidratar após a realização de atividades físicas. O produto se chama Gx Sweat Patch e faz parte de pesquisa e desenvolvimento realizado pelo Gatorade Sports Science Institute (GSSI).

A empresa afirma que esse recurso de teste de suor estava disponível apenas em testes laboratoriais que demoravam dias para obter o resultado, o que coloca seu produto como um grande avanço tecnológico para o segmento.

“Da mesma forma que os esportistas montam estratégias de treinamento que lhes permitem continuar se aproximando de seus objetivos, uma estratégia de hidratação personalizada é necessária na busca do seu potencial máximo. Cada corpo é diferente e, portanto, o perfil e a taxa de suor variam em cada pessoa. É por isso que estamos muito entusiasmados em trazer esta inovação na ciência da hidratação esportiva por meio do novo Gx Sweat Patch, para progredir ainda mais em nossa missão de melhorar o desempenho atlético de todos os amantes do esporte”, diz Francisco Mangiarotti, diretor de Marketing da Gatorade América Latina.

Usando uma tecnologia microfluídica e um ensaio colorimétrico, o adesivo inteligente, que deve ser colocado no antebraço esquerdo, analisa o suor e fornece um resultado de quanto sódio e líquidos são perdidos durante cada treino, em relação à temperatura e à umidade de uma determinada localização geográfica em que a atividade foi realizada. Com os resultados obtidos, um perfil de transpiração é criado, e o Gx Sweat Patch fornece recomendações personalizadas de hidratação esportiva feitas por especialistas do GSSI enquanto o atleta se exercita.

De acordo com a marca, o GSSI auxilia na criação de produtos que são embasados nos mais recentes avanços na ciência do esporte e desenvolvidos em colaboração com os melhores atletas do mundo em todas as fases da atividade esportiva. A Gatorade investe no desenvolvimento de estudos científicos com o intuito de levar a hidratação adequada aos atletas, sejam amadores ou profissionais, ajudando-os a terem energia e disposição para o melhor rendimento esportivo.

COMENTÁRIOS