Estações de metrô em São Paulo ganham exposição sobre reciclagem

Até 28 de setembro, as estações Paraíso, Luz, Sacomã e Brás do metrô de São Paulo (SP) dão espaço a embalagens longa vida gigantes, de 2 metros de altura, que trazem mensagens de conscientização sobre a reciclagem.

Apresentada pela Tetra Pak, a ativação faz parte da programação da Virada Sustentável 2021. O objetivo é levar ao público mensagens sobre a reciclabilidade das embalagens longa vida e sobre a produção de novos materiais a partir da reciclagem da caixinha, como telhas, canetas, pisos, cadernos, móveis e partes de bicicletas. Inclusive, algumas dessas peças recicladas estão expostas na própria instalação, para que todos possam ver de perto a qualidade e as possibilidades de design dos produtos.

“Muitas pessoas ainda têm dúvidas se as caixinhas são realmente recicláveis e pensam que produtos reciclados, de modo geral, são de baixa qualidade. A exposição dá oportunidade para que todos que passarem pelas estações conheçam um pouco desse ciclo positivo da reciclagem, com a fabricação de peças de valor agregado, bonitas e úteis”, comenta Valéria Michel, diretora de Sustentabilidade da Tetra Pak Brasil e Cone Sul.

Entre as mensagens também está a do poder transformador para quem vive da reciclagem, a exemplo de catadores e trabalhadores de cooperativas. Histórias de personagens que integram a cadeia recicladora no país poderão ser acessadas por meio de um QR Code. Por fim, é feito um convite para que, interagindo com a ativação, as pessoas separem as suas caixinhas (como as de leite e suco), a fim de que a destinação correta se torne um hábito diário. Para auxiliar a encontrar o ponto mais próximo para descartar as embalagens, outro QR Code direciona para o site www.rotadareciclagem.com.br, plataforma de busca que facilita a localização de cooperativas, comércios e pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis.

“A atitude de separar os materiais recicláveis é essencial para que o caminho da reciclagem seja uma realidade. Estimular essa reflexão em locais com alta circulação de pessoas é uma forma de despertar a consciência de que cada um de nós pode fazer parte de transformações positivas”, completa Valéria.

COMENTÁRIOS