Aplicativo remunera catadores por reciclagem de embalagens longa vida

Um programa voltado para catadores autônomos e cooperativas da cidade de São Paulo está proporcionando fonte extra para reciclagem de embalagens longa vida. O projeto do app Cataki em parceria com a Tetra Pak teve início em abril e já deu novo destino a 23,2 toneladas de embalagens na capital paulista.

Na fase piloto do programa, 77 catadores foram contemplados pelo sistema de bonificação, uma espécie de subsídio que aumenta o valor do material e, conseqüentemente, uma renda do profissional da reciclagem. No app, o catador participante do programa Cataki + LongaVida recebe uma transferência bancária no valor de R $ 0,25 por quilo de embalagem coletada nos pontos parceiros do projeto.

Pelo trabalho de consolidação, inclusão e acolhimento dos catadores, como cooperativa recebe um bônus idêntico pelo serviço no sistema produtivo proposto.

A caixa longa vida é composta por papel, plástico e alumínio prensados ​​em camadas, o que torna a reciclagem mais difícil: para que a reutilização seja feita da forma correta, é necessário separar essas utilizando um processo para cada uma delas. Por isso, é mais raro os comércios comprarem esse tipo de material.

COMENTÁRIOS