Prolata firma parceria com a Sincomavi para revalorização de latas de aço

A Prolata, associação sem fins lucrativos dedicada à cadeia de logística reversa das embalagens de aço, firmou parceria com o Sincomavi (Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças e Vidros da Grande São Paulo).  O objetivo é garantir o descarte correto e a valorização das latas de aço que condicionam materiais de construção, tintas entre outras vendidas pelos 15 mil associados da entidade que atuam nesse segmento do varejo.

O acordo ampliará o sistema de logística reversa do segmente do aço, conforme definido na lei 12.305/2010, que estabeleceu que embalagens vazias devem ser descartadas corretamente e recicladas, evitando a degradação do meio ambiente. De acordo com Thais Fagury, presidente da Abeaço e diretora executiva da Prolata, a novidade é valiosa para o melhor gerenciamento dos resíduos do estado de São Paulo, uma vez que o sindicato representa o comércio varejista em 30 cidades da Região Metropolitana de São Paulo. “Temos responsabilidades de cunho social, de preservação do meio ambiente e de maximização do aproveitamento dos recursos naturais”, completa.

Reinaldo Pedro Correa, presidente do Sincomavi, explica que o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) se mostra uma realidade bastante desafiadora para o comércio varejista de micro e pequeno portes. “O Sincomavi tem buscado soluções para que a categoria atenda as determinações da legislação e a Prolata se mostra um parceiro estratégico nesse sentido”, ressalta.

O convênio firmado entre Prolata e Sincomavi tem como metas alavancar o número de pontos de recebimento de latas de aço e o enquadramento do varejo em sistemas de logística reversa de acordo com a PNRS.

COMENTÁRIOS