Terphane reafirma compromisso com a circularidade das embalagens PET

A Terphane, líder em filmes PET (poliéster) na América Latina e um importante player mundial, reafirmou sua posição de vanguarda na circularidade das embalagens de poliéster (PET) e anunciou que em 2021 já utilizou mais de 800 toneladas de resinas PET PCR (recicladas pós consumo), grau alimentício, na produção de filmes da linha Ecophane. Em outras palavras: por este processo de circularidade foi reciclado o equivalente a 11 milhões de garrafas PET de 1 litro descartadas após o consumo.

“Os números demonstram claramente que a Terphane realmente está cumprindo seu compromisso com a circularidade das embalagens, assumido desde que lançou a linha de filmes PET sustentáveis Ecophane, em 2019”, afirma André Gani, Diretor de Vendas e Marketing da empresa.

A linha Ecophane já nasceu alinhada à uma demanda crescente do mercado global por filmes que garantam a produção de embalagens recicláveis e com conteúdo reciclado. No Brasil, o poliéster é a única resina que, após reciclada, pode ser usada na produção de novas embalagens, inclusive para contato com alimentos.

“Estes filmes são o resultado de extensivas pesquisas e muita tecnologia de ponta. Conseguimos criar um filme PET com no mínimo 30% de PCR (PET reciclado pós consumo) em sua composição”, completa Gani. Essa expertise tecnológica resultou em mais de 10 tipos de filmes da linha Ecophane, disponíveis para as mais diversas aplicações.

A linha Ecophane é composta ainda por filmes biodegradáveis cuja decomposição ocorre em aterros sanitários, transformando-se em um fertilizante natural. O filme se degrada completamente num período médio de quatro anos, sempre em condições anaeróbicas. O material já foi aprovado para contato com alimentos e foi desenvolvido de acordo com a norma ASTM D5511 (norma de teste de avaliação da biodegradação em aterro sanitário). Os aditivos utilizados no Ecophane biodegradável são 100% orgânicos, compostos por matérias-primas não tóxicas, e a propriedade de biodegradabilidade está ligada à estrutura química do polímero.

“O desenvolvimento da linha Ecophane não vai ao encontro apenas das métricas de sustentabilidade estabelecidas pela Terphane, mas atende a uma busca dos brand owners que querem associar suas marcas e produtos a embalagens cada vez mais sustentáveis”, complementa Gani.

A Terphane estabeleceu como prioridades em sua jornada de sustentabilidade, ações ambientalmente, socialmente e economicamente positivas em suas plantas, produtos, comunidade e no apoio à circularidade.

COMENTÁRIOS