Sistema de controle de processos Botec F1 ganha nova versão de software 4.0

O sistema de controle de processos Botec já está há 27 anos no mercado. Originalmente concebido pela empresa Steinecker como uma tecnologia voltada à produção de cerveja, o Botec expandiu-se para atender de forma otimizada às necessidades de outros produtores da indústria de alimentos e bebidas, o que se reflete em uma demanda cada vez maior por laticínios e fabricantes de água e refrigerantes. Isso não é nenhuma surpresa, afinal todas as empresas do setor de bebidas e alimentos estão interessadas em garantir que suas instalações operem com segurança, por meio de produções mais simples, rápidas e confiáveis, e que usem a menor quantidade possível de matéria-prima e energia.

Para adaptar esse sistema de controle de processos às crescentes necessidades do mercado, bem como às mais recentes exigências técnicas e às demandas de seus usuários, a atual geração do Botec F1 é continuamente aprimorada. Assim, a Steinecker GmbH, que mais uma vez é responsável pela família de produtos Botec dentro do Grupo Krones, apresenta agora a nova versão 4.0 do software, com diversas melhorias.

Uma das prioridades de desenvolvimento tem sido otimizar interfaces com sistemas de nível superior, como planejamento de produção ou ERP. Essas integrações permitem um maior nível de automação e, ao mesmo tempo, menor interação do operador, aumentando a eficiência. Além disso, tem-se buscado facilitar ainda mais o manuseio de forma significativa: de acordo com o lema “chegar ao destino com três cliques”, o usuário salta de um contexto de processo específico para a função desejada, por exemplo, o gerenciamento de fórmulas, sistema de tendências, resumo de pedidos ou perturbações. A integração perfeita do Botec no portal TIA é possível com o Engineering Buddy, uma ferramenta que simplifica consideravelmente a engenharia baseada em controladores TIA, da Siemens. E o Botec também oferece agora suporte ao Microsoft Active Directory e, portanto, pode ser integrado à TI central do cliente.

A versão atual aumenta a independência em relação à seleção do dispositivo final: a mudança para uma representação gráfica vetorial e a consequente ampliação automática das figuras do processo permitem que os usuários não fiquem presos a um tamanho de tela específico, podendo usar todos os formatos e resoluções. Os painéis também podem ser organizados e dimensionados em qualquer layout. O novo aplicativo Batch View possibilita uma visão integrada dos processos em andamento e concluídos. Por exemplo, ele exibe claramente os dados de registro, curvas de tendência, intervenções manuais e distúrbios para um processo selecionado em uma página. Os usuários também se beneficiam em termos de cibersegurança graças ao amplo sistema de proteção – as funções do sistema operacional que não são relevantes para a operação são desativadas, desde que estas possam oferecer alguma possibilidade de ataque.

A versão 4.0 está disponível de forma imediata para todos os novos sistemas Botec F1. Os clientes atuais da Krones também podem se beneficiar dos novos recursos da versão mais recente por meio de uma atualização e, no caso de sistemas mais antigos, por meio de uma atualização para a versão 4.0.

COMENTÁRIOS