Projeto da Owens Illinois oferece benefícios em troca da reciclagem de vidro

A Owens Illinois (O-I), fabricante de embalagens de vidro, promove, desde 2018, em parceria com a Triciclo Soluções Sustentáveis, o projeto da Retorna Machine, uma iniciativa simples e interativa que transforma resíduos em benefícios. Por meio de uma máquina de reciclagem instalada em área comum do prédio onde está situada sua sede, na Barra Funda, em São Paulo, a empresa incentiva colaboradores e a comunidade em geral a trocarem garrafas de vidro usadas por bens e serviços, como, por exemplo, recarga do bilhete único de transporte, descontos conta de energia elétrica, descontos em livraria, recarga de celular e cashback na conta PagBank.

O equipamento, criado pela Triciclo, já arrecadou cerca de 10 toneladas de vidro em 3 anos, que são reutilizados na produção de novas embalagens do material, gerando menor consumo de energia, com menor emissão de resíduos e partículas de CO2, o que contribui diretamente para a conservação do meio ambiente.

Como o vidro é produzido a partir de minerais, como areia, barrilha, calcário e feldspato, seu reaproveitamento permite que a quantidade de matéria-prima retirada da natureza seja menor. A Owens Illinois é a maior recicladora de vidro no Brasil e tem a meta de atingir 50% de uso de cacos como matéria-prima para a produção de novas embalagens até 2030.

Para Morgana Corrêa, gerente Jurídica e de Relações Governamentais da O-I e líder do Comitê de Sustentabilidade da O-I na América do Sul, está no DNA da companhia promover a sustentabilidade. “Apoiamos ações criativas que estimulem nossos colaboradores e a sociedade em geral a contribuírem com o uso e destinação correta das embalagens de vidro pós-consumo. O vidro é um material puro e extremamente sustentável, que pode ser reciclado infinitas vezes. Acreditamos que ampliando a conscientização sobre a importância de cada um fazer a sua parte e identificando meios que facilitem a separação e depósito adequado das embalagens de vidro estaremos contribuindo com um círculo virtuoso com benefícios significativos para o meio ambiente e para toda a sociedade”, destaca a executiva.

Como funciona?

Qualquer pessoa pode criar uma conta na própria máquina da ação, pelo aplicativo ou pelo site do programa. Em seguida, já pode depositar as embalagens de vidro e acumular pontos, que são convertidos em benefícios.

COMENTÁRIOS