PepsiCo reduz 2 mil toneladas de plástico em suas garrafas de bebidas

Por meio de projetos de diminuição do peso da garrafa e da tampa de suas embalagens de bebidas, a PepsiCo reduziu em 9,8% o uso de plástico em 2020, na comparação com o ano anterior, o que significa uma redução de 2 mil toneladas do material. A empresa também anuncia que chegou a marca de 90% de plástico reciclável na composição de suas garrafas de PET.

No Brasil, 90,7% dos plásticos usados nas embalagens de PET de Pepsi, H2OH! e Lipton são recicláveis. Em 2020, a soma do PET reciclado utilizado nas embalagens foi equivalente a mais de 100 milhões de garrafas de 1,5 litro.

Desde 2020, a PepsiCo também extinguiu o uso do plástico que envolvia as embalagens de Toddynho. Apenas com a retirada desse item, há uma redução estimada de mais de 223 toneladas do material por ano. Toddynho também iniciou a substituição dos canudos de plástico para papel, o que propiciará uma redução de outras 148 toneladas de plástico ao ano.

“Como uma das principais empresas de alimentos e bebidas do mundo, reconhecemos nossa responsabilidade de impulsionar a economia circular do plástico e o papel significativo que podemos desempenhar, trabalhando para mudar a forma como a sociedade produz, utiliza e descarta plásticos. Estamos em uma jornada crescente de desenvolvimento sustentável e temos investido financeiramente e, principalmente, com nossos talentos e expertos da sociedade para alcançar nossa visão de plásticos sustentáveis, garantindo que nossas embalagens não se tornem resíduo”, afirma Alexandre Carreteiro, Presidente da PepsiCo Brasil Alimentos .

As iniciativas da PepsiCo também se estendem ao portfólio de snacks. Por meio de parceria com a Fábrica de Ideias, a companhia transforma embalagens de BOPP (material que compõe um filme plástico de alta resistência muito usado na fabricação de embalagens flexíveis) em displays que são usados em pontos de venda. Só nos últimos dois anos, cerca de 400 toneladas do material já foram reutilizadas.

A reciclagem pós-industrial complementa o ciclo de iniciativas: os resíduos industriais das 10 fábricas da PepsiCo no Brasil são 100% Aterro Zero. Isso significa que todos os resíduos têm uma destinação correta e são revertidos em outros materiais como utensílios de plástico reciclado, vasos, vassouras e ração animal. Esse processo é auditado pela empresa ERM (Environmental Resources Management) e contempla mais de 100 fornecedores que compram estes resíduos pós-industriais.

COMENTÁRIOS