Avery Dennison faz parceria com o Movimento Circular

A Avery Dennison é a mais nova parceira do Movimento Circular, uma comunidade que tem por objetivo promover educação sobre economia circular e reúne empresas, escolas, entidades e pessoas empenhadas em não deixar nada virar lixo. Para a companhia, essa iniciativa faz parte da reconstrução de um futuro melhor, por intermédio da educação, e vem ao encontro dos objetivos de sustentabilidade e em sinergia com sua nova campanha de comunicação, que traz cinco conceitos como pilares: RePensar, ReSetar, ReGenerar, ReInventar e ReDesenhar.

Coordenado pela Atina Educação e com conteúdo elaborado por especialistas, o Movimento Circular oferece, em uma plataforma online, conteúdos gratuitos e alinhados à Base Nacional Comum Curricular, voltados para professores, estudantes de Ensino Fundamental I e II e Médio, empresas e seus colaboradores, além de qualquer pessoa interessada em aprender sobre economia circular.

O descarte de resíduos sólidos no ambiente é um problema que deve ser enfrentado por toda a sociedade. Por meio da educação, é possível conscientizar pessoas, empresas e governos sobre a urgência de se desenvolver uma outra maneira de pensar o processo produtivo – que dê origem a artigos mais duráveis, recicláveis ou reutilizáveis. É na economia circular que a sustentabilidade se encontra com o setor produtivo para buscar soluções que envolvam toda a cadeia produtiva e, ao mesmo tempo, preservem o meio ambiente.

“Como parceira visionária, a Avery Dennison soma sua força para trocar ideias, ensinar e aprender sobre como gerar menos resíduos sólidos, promover a reciclagem e ampliar a conscientização sobre a economia circular. Esse modelo de processo produtivo viabiliza novos ciclos de vida para os produtos e minimiza o descarte. Para regenerar os danos causados no passado e mudar o futuro das próximas gerações, precisamos iniciar hoje. Por meio da educação, podemos multiplicar conhecimentos e mudar atitudes para cuidar melhor do planeta em que vivemos”, diz Fernanda Castro, gerente de Comunicação da Avery Dennison na América Latina.

O Movimento Circular é uma iniciativa ampla, multissetorial e conta com apoio das organizações e empresas: Dow, RC4CE – Research Center for Circular Economy, INOVA.USP – Universidade de São Paulo, Evoy, Centro Paula Souza, ValGroup, Lord, e diversas outras empresas e entidades do Brasil e da América Latina.

Entre suas ações, a Avery Dennison desenvolve o programa AD Circular, que faz parte dos compromissos de sustentabilidade da companhia e suas metas traçadas para 2025: assegurar que suas operações sejam 95% livres de aterros, 75% dos resíduos sejam reutilizados e que 70% de toda a cadeia tenha acesso à reciclagem. A iniciativa inclui reciclar e transformar os resíduos de liner papel, pet e esqueleto filme em novos produtos, como papel toalha e outros itens, que possam ser reaproveitados na própria cadeia.

“Nosso objetivo é unir toda a indústria e empresas usuárias de rótulos e etiquetas, para criar a consciência ambiental e, juntos, chegarmos a soluções economicamente viáveis de reciclagem e reutilização de matrizes e liners, que são os maiores resíduos gerados após a produção e aplicação dos produtos de etiquetagem. A busca por novos participantes é constante, pois o propósito é tornar toda a indústria brasileira de etiquetas mais sustentável. Não nos falta iniciativa, mas precisamos conectar todos os integrantes do setor para concluirmos, com sucesso, as operações dentro desta nova realidade”, afirma Cecilia Mazza, gerente de Sustentabilidade para Materiais para Rótulos e Comunicação Visual da Avery Dennison, na América Latina.

COMENTÁRIOS