Fedrigoni tem nova identidade global e unifica divisão de materiais autoadesivos

A Fedrigoni, fornecedora de papéis especiais de alto valor agregado para artes gráficas, embalagens, publicações e materiais autoadesivos, se renova e revela uma nova identidade global, concebida pelo escritório de design Pentagram.  Um dos estúdios gráficos e de design mais conhecidos do mundo desenvolveu a nova identidade em todas suas facetas, alinhando as diversas marcas que foram sendo incorporadas ao Grupo ao longo das sucessivas aquisições e com a criação de um novo nome e uma imagem homogênea para a divisão de materiais autoadesivos, que passou de uma pluralidade de marcas e empresas – Arconvert, Ritrama e IP Venus – para uma única marca: Fedrigoni Self-Adhesives.

“Com esse projeto de renovação da marca estamos lançando as bases para construir um grande grupo global, continuando a trajetória de crescimento que nos permitiu reduzir o impacto da Covid-19 no mercado e atingir todos os objetivos definidos em termos de aquisições, reforço do gerenciamento, inovação, desenvolvimento de produtos, alinhamento de processos, aceleração no âmbito da sustentabilidade e, agora também, uma nova identidade diferenciada em nível mundial”, diz Marco Nespolo, diretor geral do Grupo Fedrigoni. Segundo o executivo, se trata de um processo no qual a criatividade e o design desempenham um papel fundamental. “A Fedrigoni sempre esteve ao lado de quem tem ideias inovadoras com o papel, os rótulos e os materiais autoadesivos, permitindo-lhes encontrar o suporte certo para dar forma a suas criações, desde as embalagens de luxo aos rótulos mais requintados, tanto na arte quanto na edição. Elevating Creativity é a nossa missão: a escada, símbolo da cidade de Verona, é também o ícone que representa nosso desejo, através dos nossos produtos, de apoiar todos os clientes para melhorar e dar impulso às suas marcas”, ele ressalta.

O brasão, caracterizado pela tradicional escada e a data da fundação da empresa, continua sendo um elemento fundamental da marca Fedrigoni, ainda escrita em letras maiúsculas, mas substituindo a fonte francesa Peignot pela tão italiana Forma, criada em 1968 pelo designer tipográfico Aldo Novarese e reinterpretada agora de forma moderna e personalizada.

“A fonte Forma representa perfeitamente a identidade global da Fedrigoni: forte, audaz e segura de si, com uma poderosa referência a suas raízes italianas. Além disso, é legível e funcional»”, explica Harry Pearce, sócio do Pentagram. Por isso, decidiu-se adotar a Forma em todas as aplicações, depois que a empresa londrina Graphic Thought Facility (GTF) também a escolheu para a criação do Paper Box, o catálogo completo de papéis Fedrigoni apresentado há alguns meses. A versão minimalista de Forma DJR, criada por David Jonathan Ross especialmente para a Fedrigoni, é utilizada em duas variantes, Text Regular e Text Bold.

COMENTÁRIOS