Economia circular: reduzindo o desperdício da cadeia de rótulos

Após dois séculos de industrialização, é evidente que os modelos de negócios que recebem, produzem e desperdiçam são prejudiciais às pessoas e ao planeta. A humanidade deve trabalhar para alcançar um tipo diferente de economia, a economia circular, na qual os recursos uma vez extraídos, alternam entre uso e reutilização pelo maior tempo possível; em que resíduos e a poluição são eliminados; e em que sistemas naturais são regenerados. 

Já faz anos que nos questionamos e repensamos atitudes para minimizar o impacto de nossas operações e, assim, trilhar um futuro mais sustentável, aliando sempre o respeito ao ambiente e à sociedade em que estamos inseridos. Na Avery Dennison, partimos da premissa que a mudança para a sustentabilidade começa por cada um de nós e concordamos que o crescimento dos negócios não pode ocorrer em detrimento das pessoas e do planeta. Atualmente uma grande parcela dos materiais autoadesivos contribui para a geração de resíduos, depois que eles saem das fábricas. Isso significa, globalmente, mais de 1 milhão de toneladas de material descartado (liners e esqueletos gerados pelos convertedores e usuários finais).  Por esse motivo, uma de nossas prioridades globais é ajudar a reduzir os resíduos de nossos clientes em 70% até 2025 partindo da construção de uma economia circular. 

A reciclagem de liners e resíduos providos dos rótulos e etiquetas, incluindo os esqueletos deixados durante o processo produtivo, tem sido um desafio para a indústria de rotulagem. O que está faltando não é a vontade de reciclar, mas sim a conexão entre os diversos integrantes da cadeia, para triagem, transporte e busca por soluções para a reciclagem de resíduos.  Como pioneira na indústria, estamos em contato com recicladores, fabricantes de papel e plástico nas cinco regiões globais em que operamos para encontrar soluções para economia circular. Com equipe dedicada para conectar e colaborar com gráficas, marcas e parceiros de reciclagem e também para ajudar a preencher eventuais lacunas técnicas. Foi assim que nasceu o Programa Circular com objetivo de oferecer solução para os resíduos de liner papel, PET e esqueleto filme para transformação em novos produtos.

COMENTÁRIOS