Dow e Boomera LAR começam a produzir resina reciclada pós-consumo

A Dow, em parceria com a Boomera LAR (joint venture entre a Boomera e a LAR Plásticos), anunciou o início da produção industrial de uma resina feita totalmente a partir de polietileno de alta densidade pós-consumo reciclado (PCR), denominada PCR HDPE 96032.

Desenvolvida com as tecnologias da Dow, a nova resina PCR pode ser incorporada em diferentes aplicações de embalagens, tanto rígidas quanto flexíveis, suportando as metas de incorporação de conteúdo reciclado de donos de marca e a transição para uma economia circular do plástico. Segundo as empresas envolvidas, a nova resina mantém a processabilidade e o desempenho equivalentes às de embalagens produzidas com resina 100% virgem.

A nova resina PCR, que será produzida pela Boomera LAR em sua fábrica em Atibaia (SP), apresenta mitigação do odor inerente à matéria-prima reciclada, de alta performance e qualidade comprovada por testes feitos no Pack Studios (centro de pesquisas da Dow), e é somada ao amplo portfólio de resinas e compatibilizantes da Dow, que contribuem na incorporação do PCR em embalagens, visando a circularidade na cadeia.

“Estamos comprometidos em fornecer soluções de alta qualidade para os desafios da indústria e o lançamento desta resina PCR é um importante avanço na busca pela mudança da economia linear para uma economia circular, sem deixar de levar em consideração os requisitos do mercado de plásticos e embalagens, afirma Tamires Silvestre, gerente de Sustentabilidade da Dow no Brasil.

“Acreditamos que é fundamental migrar de uma economia linear para uma economia circular  e estamos trazendo isso ao mercado através da fabricação de um novo produto circular que chegará a diversas pontas de vários setores. Isto é válido para o plástico e outros materiais, pois, quando impulsionamos uma economia circular, avançamos e geramos impacto social, ambiental e econômico”, explica Guilherme Brammer, sócio fundador da Boomera LAR. A Dow, responsável pelo desenvolvimento e pela comercialização do produto no Brasil, pretende lançar, em breve, novos produtos deste portfólio, complementando a oferta de resinas PCR na Colômbia, México e Argentina, onde a companhia já anunciou alianças para desenvolver resinas pós-consumo recicladas com parceiros locais.

COMENTÁRIOS