Cerveja Blumenau comemora cinco anos com bebidas maturadas em barris

Completando cinco anos em 2020, a Cerveja Blumenau lança o projeto Mestres do Tempo, que vai levar ao mercado produtos fermentados e maturados na adega de barris de madeira da marca. O primeiro rótulo é a Bodas de Blumenau, uma Wild Ale produzida utilizando o tradicional método Gueuze.

A bebida chega ao mercado em edição limitada de 1,5 mil garrafas rolhadas numeradas, em uma caixa especial de papel cartão com uma taça.

O cervejeiro da Blumenau, Marcos Guerra, explica que o projeto tem como objetivo levar ao mercado cervejas diferenciadas, com fermentação espontânea e maturação em barris de madeira. “O nome diz muito sobre um dos principais ativos na construção de cervejas com essas características: o tempo. A dedicação de profissionais, o aguardo pela melhor extração sensorial que conseguirmos atingir, as leveduras. Tudo é marcado pelo tempo. Por isso o nome”.

O espaço dedicado à adega já possui 32 barris, provenientes da Argentina e da Serra Gaúcha. É uma área climatizada e com umidade controlada. “Temos cervejas maturando há um ano e vamos ter uma renovação constante, buscando trazer uma nova experiência para quem já é consumidor de cerveja artesanal.”

A Bodas de Blumenau é um blend de três cervejas: uma base Hazy IPA maturada por quatro meses em um barril argentino usado para envelhecer um vinho Sauvignon Blanc e duas Belgian Blonde Ale envelhecidas em barris da Serra Gaúcha usados para Chardonnay (oito meses) e Moscato (12 meses). É dourada, com longa efervescência e espuma abundante. No olfato, traz uvas brancas, frutas amarelas e amadeirado de carvalho francês. No paladar, é vivaz, com acidez assertiva e elegante. Finaliza seca e intensa.

COMENTÁRIOS