SAP Brasil e Boomera criam plataforma para acelerar economia circular

A SAP Brasil e a Boomera, empresa que trabalha para reinserir resíduos no ciclo produtivo, anunciaram nesta segunda-feira, 14, uma parceria para o desenvolvimento de soluções que vão contribuir para que a economia circular atinja um novo patamar no Brasil. A plataforma vai unir empresas de diferentes setores a centenas de recicladoras, cooperativas e coletoras, facilitando a compra e venda de materiais com rastreabilidade e certificação.

A parceria surgiu para impulsionar a adoção do modelo de economia circular na economia do País, aumentando o ciclo de vida dos produtos. A tecnologia e o tamanho do ecossistema da SAP no Brasil – líder de mercado em soluções empresariais com presença em 70% das maiores companhias – vão facilitar a integração entre as partes, num ambiente que hoje ainda opera com bases de dados desconectadas.

A plataforma começa a funcionar no início de 2021, com o suporte necessário para identificação do tipo de material, quantidade e geolocalização para facilitar a compra e venda de acordo com as necessidades das empresas e marcas.

Adriana Aroulho, presidente da SAP Brasil, explica que transformar as informações em dados, associados a uma plataforma confiável, robusta e que contempla as ferramentas que o mercado necessita trará agilidade e ganhos de escala. “Vamos adicionar recursos de roteirização de coleta inteligente, rastreabilidade dos resíduos, certificação de processos e ações que permitam o engajamento desse ecossistema de maneira confiável. É a tecnologia atuando para tornar desenvolvimentos e processos mais sustentáveis”, diz Adriana.

A SAP trata o tema como prioridade estratégica global e lançou o programa Climate 21 para construir recursos analíticos e transacionais em suas soluções. O objetivo é ajudar os clientes a compreender e minimizar a pegada de gases do efeito estufa de seus produtos e operações ao longo de suas cadeias de valor. “Esta parceria é mais um grande passo na direção de ter menos impacto no meio ambiente e cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, ressalta Adriana.

O projeto está apoiado na metodologia Circular Pack, desenvolvida pela Boomera e que já atende empresas de diferentes portes e setores para responder aos desafios de executar uma política de reinserção de resíduos no ciclo econômico.

“A Boomera vem desenvolvendo soluções em economia circular há 9 anos no Brasil, com programas sólidos e promovendo desenvolvimento social com impacto. Estrear uma parceria com a SAP nos fortalece muito e traz o dinamismo e velocidade necessária para amplificar e conectar todos os stakeholders em uma única rede, forte e circular”, destaca Guilherme Brammer, CEO da Boomera.

Segundo Brammer, a parceria com a SAP traz um novo marco para o mercado de gestão de resíduos no Brasil. “Nos unir a um dos maiores provedores de soluções digitais do mundo trará conhecimentos e expertise de cada empresa numa solução única, escalável e capaz de atender às necessidades crescentes do mercado. É uma inovação dentro do ecossistema de gestão de resíduos, tão necessária nos dias de hoje”, completa. “O mercado brasileiro, pelo seu tamanho e potencial de consumo, é um grande celeiro para o desenvolvimento de economia circular. Essa parceria vai dar aos milhares de clientes da SAP, e também não clientes, um forte aliado para que suas áreas de inovação busquem cada vez mais desenvolver produtos que sejam competitivos no mercado e ao mesmo tempo mais sustentáveis”, completa Adriana.

COMENTÁRIOS