Série de latas de cerveja homenageia ícones da arquitetura de Londres

Uma série de latas de cerveja homenageia edifícios da arquitetura brutalista de Londres. Os traços da arquitetura brutalista encontram-se em obras pelo mundo todo. Sua estética crua destaca pilares, um visual de obra inacabada e o conceito puro da arquitetura: a construção de espaços de forma organizada e ordenada para acomodar atividades humanas.

Apesar das características visuais do estilo, seu início se deu em meados do século 20 como uma derivação dos movimentos moderno e minimalista, no contexto pós-guerra europeu. O diferencial é que o ponto de partida não são conceitos artísticos, e sim a necessidade e a função das obras.

A arquitetura brutalista é uma inspiração para decoradores e arquitetos, deixando ambientes comerciais e residenciais com um charme a mais. O estilo foi muito utilizado até meados da década de 1980, e agora volta como tendência e fonte de inspiração.

A cervejaria Brewtal lançou as cervejas Barbican Brown Ale, Southbank Stout e Trellick IPA. Abaixo, as explicações e os prédios homenageados.

Barbican Brown Ale – O edifício Barbican Estate foi projetado por Chamberlin, Powell & Bon, hoje considerado um dos mais importantes escritórios de arquitetura modernista da Inglaterra do pós-guerra. O Barbican Estate é um complexo residencial de cerca de 2 000 apartamentos, no centro de Londres, em uma área que foi devastada pelos bombardeios da Segunda Guerra Mundial.

Southbank Stout – recebeu o nome do complexo de espaços artísticos de Londres, às margens do rio Tâmisa, onde está localizado o prédio que aparece na lata, o The National Theatre. O edifício do teatro londrino parece um grande pedaço de concreto na superfície, mas é um marco da arquitetura por utilizado métodos de construção inovadores.

Trellick IPA – Um ícone de Londres, a Trellick Tower é uma estrutura localizada no oeste de da capital da Inglaterra. Foi construído pela prefeitura de Londres como habitação popular, e acabou se tornando um grande cortiço. O edifício é conhecido pelo apelido de “Torre do Terror”, por causa de vários crimes cometidos em seu interior na década de 1970. Nos anos 80, passou por reformas e passou a ser administrado por uma associação de moradores. Já foi cenário de diversos filmes.

COMENTÁRIOS