Owens Illinois e Polen fecham parceria para ampliar a reciclagem de embalagens de vidro

cacos de vidroA fabricante de embalagens de vidro Owens Illinois (O-I) e a startup de sustentabilidade para resíduos Polen firmaram parceria que vai permitir a ampliação do uso de cacos na produção de novas embalagens. Por meio de um marketplace voltado à compra e venda de resíduos, a O-I poderá adquirir de forma rápida e sem atravessadores maior volume de insumo reciclável. O objetivo é que, juntas, as quatro fábricas da empresa no Brasil captem ao menos 500 toneladas de caco adicionais por mês. As plantas estão distribuídas em São Paulo (1), Rio de Janeiro (1) e Pernambuco (2).

A captação de cacos é um dos desafios que a indústria enfrente hoje para a reciclagem e fabricação de novas embalagens de vidro a partir daquelas descartadas. “A produção a partir do caco é limpa e gera ganhos para o fabricante, para os clientes e para o planeta. Como líderes de mercado, somos também a maior compradora de cacos do País e temos capacidade para comprar ainda mais”, diz Lúcia Moreira, coordenadora de sustentabilidade da O-I.

Dados do setor mostram que a cada 10% de cacos utilizados, o consumo de energia é reduzido em cerca de 3%, enquanto que as emissões de CO2 caem 5% comparadas a produção de embalagens a partir de matérias-primas virgens. “O uso da plataforma da Polen é um importante passo para alcançarmos nossa meta global de reciclagem que é chegar a 50% da produção de embalagem originária de cacos até 2025. Atualmente, 30% das nossas embalagens são feitas a partir de vidro reciclado. Essa nova parceria vai nos ajudar a vencer uma das grandes barreiras para a reciclagem de vidro hoje, que é o transporte dos cacos às nossas fábricas”, explica Lúcia Moreira.

Renato Paquet, fundador e CEO da Polen, diz que o processo de venda e compra de caco pelas empresas recicladoras ganhará agilidade. “Nosso negócio transforma resíduos em oportunidade. Unimos geradores que buscam vender seus resíduos e compradores que demandam desses insumos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte”. Após a compra, a entrega dos cacos será feita na fábrica da O-I mais próxima do local de emissão, por cooperativas e empresas homologadas pela startup.

COMENTÁRIOS