SIG cria solução de monitoramento para otimizar operações de envase

Diante dos novos desafios de produção enfrentados pelos fabricantes de alimentos e bebidas, a SIG desenvolveu uma nova solução de monitoramento e controle digital para otimizar as etapas das operações de uma planta de envase, o Plant 360 Controller. As plantas de envase operam, atualmente, em uma escala nunca antes vista. Em função do aumento da concorrência entre as empresas e a crescente demanda por produtos, os ciclos de produção precisam ser cada vez mais curtos.

Múltiplos sistemas operam de forma independente e gerenciar o número de fontes de dados e equipamentos de diferentes fornecedores é um desafio às empresas.

O Plant 360 Controller da SIG é uma solução modular que pode ser dimensionada e adaptada às necessidades exatas de cada fabricante. Ele possui um software aberto que é compatível com os equipamentos e máquinas de qualquer fornecedor, o que significa que os fabricantes podem escolher livremente seus fornecedores de tecnologia.

Com o SIG Plant 360 Controller, os fabricantes podem integrar gradualmente todos os processos e sistemas horizontais da planta em uma única plataforma, ao mesmo tempo em que adicionam mais funcionalidades para crescer verticalmente. Isso garante que eles possam obter uma visão geral de toda a sua produção: desde o recebimento das matérias-primas até o estoque.

“É muito importante que seja fácil e rápido integrar o Conector, pois as linhas e fábricas de nossos clientes precisam estar operando continuamente”, afirma Stefan Mergel, gerente sênior de produtos da SIG. “É por isso que fazemos a maior parte do trabalho de base na SIG para que possamos fornecer uma solução plug-and-play, que é integrada dentro do equipamento, conectada ao PLC e pode ser ativada em um dia”.

O módulo Performer é um sistema de monitoramento de plantas (PMS) que fornece uma plataforma na qual todos os equipamentos conectados podem compartilhar informações. Isso cria um banco de dados transparente que monitora uma planta inteira em tempo real, analisa dados históricos para encontrar gargalos no processo e apresenta um conhecimento inteligente e percepção em painéis visuais. Isso ajuda a melhorar a qualidade e a eficiência da planta (OEE) e, juntamente com as informações digitais, obtém uma planta sem suporte de papel.

“A personalização é muito importante para garantir que nossos clientes recebam o que precisam”, acrescenta Mergel. “Com o módulo Performer, temos um módulo básico que abrange todas as principais funcionalidades, mas também temos uma grande caixa de ferramentas na qual os clientes podem escolher as ferramentas e os módulos de que precisam em relação a questões como desempenho, qualidade e energia Isso garante que eles sempre consigam o que precisam”.

O módulo Governador fornece um sistema de execução de manufatura (Manufacturing Execution System, MES) que permite o controle completo de uma planta. Isso significa comunicação perfeita entre todos os níveis das operações – desde o Enterprise Resource Planning (ERP) até máquinas individuais e vice-versa. E com soluções modulares alimentadas por fluxos de trabalho digitais, como manuseio de materiais, planejamento de operações ou rastreamento e acompanhamento de lotes, os fabricantes podem otimizar todas as operações.

“A potencial economia de custos do módulo do Governador depende das operações de cada, cliente, mas nossa experiência nos deu alguns números importantes”, diz Mergel. “Sabemos que o OEE pode ser melhorado em 5% em média, enquanto a capacidade da planta pode ser aumentada em 10%. Para um cliente no setor lácteo da Ásia-Pacífico, por exemplo, o Plant 360 Controller da SIG é uma solução abrangente que permite economias anuais de mais de um milhão de euros.”

O SIG Plant 360 Controller é uma das várias soluções de valor agregado no pilar Fábrica Inteligente (Smart Factory) da SIG, projetado para ajudar os fabricantes a enfrentar o desafio de aumentar a produção e reduzir os custos no ambiente competitivo atual. A plataforma Fábrica Inteligente, orientada por soluções, oferece sistemas e serviços técnicos habilitados para IoT que transformam fábricas de envase em fábricas conectadas, garantindo a mais alta eficiência, flexibilidade e qualidade.

COMENTÁRIOS